segunda-feira, 14 de maio de 2012

VISITA DOS AMIGOS DA LEITURA A FEIRA DE PACAJUS.


No dia 08 de abril de 2012(domingo) às 8hs da manhã alguns amigos da leitura juntamente com a coordenadora do Projeto, fizeram uma visita à feira de Pacajus onde as crianças assistiram e entrevistou o senhor Zé Xavier, um repentista há 32 anos.
No primeiro momento os amigos da leitura assistiram e ouviram todas as músicas que o repentista cantava, em seguida pediram para fazer uma entrevista com ele.
Todos os amigos da leitura ficaram muito emocionados e admirados com essa profissão. O Zé Xavier aproveitou o momento de esta sendo “espionado” por crianças e começou a cantar musicas que envolvia crianças, algumas delas ficaram emocionadas ao ouvir essas músicas.

“... ele canta e conta histórias de tristeza e amor de mãe, bíblia sagrada...”.Paula-14 anos
“... as músicas dele são tristes e ele é muito simples...” 11 anos. Jamielly
“... as músicas que ele canta demonstra muito a história dele quando ele era pequeno, cheio de tristeza...” 13 anos. - Gisele
“... as músicas falam de sofrimento das crianças pequenas e de mães e pais...”10 anos. (Kelvia)
“... as músicas que ele canta trás uma reflexão de vida...”14 anos. Ana Paula

-Os amigos da leitura nunca tinham visto um repentista, e muito menos tiveram oportunidade de ouvir e prestar atenção no que ele diz. Além de cantar seus versos e trovas ele também vende seu trabalho, os amigos da leitura acharam bastante interessantes seu trabalho.

“... as musicas dele quer passar conhecimento e sabedoria para ele e quem ver ele...” Mikael 13 anos.

“... ele canta seus versos, sua cultura o que acontece no dia-a-dia, tem improvisos e as canções dele...” Jamile 12 anos.

“... ele vende seus CDs na feira... eu acho que o repentista é muito legal, as músicas são importantes...” 10 anos. (Kelvia)

“... eu acho legal sua simplicidade, as poesias são legais, ele disse que Deus o escolheu pra ser repentista...” Jamielly, 11anos.

“... um simples homem que trabalha nas feiras e nas festas, cantando e vendendo suas poesias com seu violão e sua voz... as pessoas passam e olham esquisito, não percebem sua sabedoria, o repentista é uma benção, por que as pessoas choram com a sua cantoria...” 14 anos. Ana Paula

“... que Deus possa abençoar todos os repentistas do mundo...” 14 anos. Ana Paula

No final dos trabalhos os amigos da leitura, foram escrever suas impressões daquele momento e conversarmos sobre o repentista, as músicas dele o que eles acharam desse momento. Marcamos o encontro com 15 amigos da leitura, no entanto a maioria não pode ir, por motivos pessoais, no entanto estamos organizando um novo encontro com o restante das crianças, pois foi muito gratificante cada momento que eles presenciaram.