Projeto da Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará-APDMCE. Tem como objetivo principal o incentivo a leitura, formando cidadão consciente da realidade que vive.
quarta-feira, 20 de outubro de 2010
ENCONTRO DOS AMIGOS DA LEITURA
No dia 19-10-10 aconteceu o encontro com os amigos da leitura e coordenadores onde na ocasião foi repassados as seguintes informações:
1-próximo encontro dia: 23 de novembro-contra turno.
2-marcar o dia ¬¬da confraternização com todos OS AMIGOS:_26__/11____/10 as 8hs.___
3-próxima encontro trazer o caderno completo com as observações e ações escritas nele durante o ano todo (amigos da leitura)
TAREFA DE CASA.
O RESTANTE DO ANO OS AMIGOS IRÃO FAZER TRABALHO NA ESCOLA SOBRE OS DETERMINADOS TEMAS QUE O SELO-UNICEF PRIORIZA.
1-EDUCAÇÃO PARA CONVIVÊNCIA DO SEMI-ÁRIDO;
2-CULTURA E IDENTIDADE: COMUNICAÇÃO PARA IGUALDADE ETICO-RACIAL
3-ESPORTE E CIDADANIA.
A ESCOLA ESCOLHERÁ UM DOS TEMAS ACIMA E FAZER TRABALHOS ENVOLVENDO ESSAS TEMÁTICAS. A ESCOLA QUE DESENVOLVER MELHOR O TEMA GANHARÁ UM CERTIFICADO DE =ESCOLA CIDADÃ.
DICAS:
1-através de poemas, palestras, gincanas de grupos- mostrar a importância do semi-árido, apontando a geografia da sua região, a identidade cultural. Fazer discussões na escola sobre, por exemplo: as diversidades do semi-árido, o acesso a água de qualidade que temos e etc.
2-pesquisar patrimônio artístico que tem na sua cidade, depois expresse em forma de desenhos, organizarem um momento para apresentar o que foi feito. Mostrando o que tem na sua cidade como: poetas, capoeiristas, artesãos, repentistas, músicos, artistas, dançarinos e etc.
3-esse tema pode ser desenvolvido gincanas, caravanas, e outros que possam mostrar a importância do esporte na vida das crianças e adolescentes.
Obs.: os professores podem trabalhar esses temas através de conversa e trabalhos em sala também;
Para todos os temas pode ser feitos mural-jornal com explicações e fotografias feitas de cartolina ou papel madeira e expor na escola.
Lembrando que tudo deve estar o amigo da leitura e símbolo à frente. E tudo fotografado. Tudo mesmo. Até um conteúdo do professor em sala sobre o assunto. Entregar relatórios e fotos no dia da confraternização.Fazer de acordo com a realidade da escola e dos alunos. O importante é fazer alguma apresentação desses temas.
Boa sorte!